quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sem descanso adequado, atividade física prejudica o praticante

Fonte imgagem: www.not1.com.br

Aumento da frequência cardíaca, cansaço que substitui o bem estar proporcionado pelo exercício regular, noites de sono agitado ou mesmo períodos de insônia, mau humor e irritabilidade no relacionamento de trabalho e familiar. Esses são só alguns dos problemas do exagero na malhação.

É sabido que tirar o máximo proveito da atividade física é bom, nos deixa mais alerta, com bom humor e disposição, mas algumas pessoas exageram. Esse excesso faz como que o produto da frequência pela intensidade e duração do exercício, exceder a capacidade de adaptação do organismo. As manifestações desses excessos são as mais variadas possíveis.

Os músculos, tendões, ossos e articulações também sofrem com a fadiga acumulada pela falta de repouso, que permite a recuperação, necessário a qualquer programa de treinamento.

Uma manifestação comum aos exageros são as tendinites, processo inflamatório que ocorre quando um músculo é solicitado a contrair para executar movimentos repetitivos sem que seus limites sejam respeitados, com sobrecarga de sua ligação com o osso, ou seja, o tendão. As tendinites estão relacionadas com o gesto da atividade física praticada, mudando de localização conforme a região, dos braços na natação para as pernas na corrida, por exemplo.

As associações bem como as mudanças no treinamento devem ser bem planejadas para que os novos limites sejam respeitados. Perder peso, por exemplo, exige uma dieta associada ao exercício, impondo uma adaptação ao planejamento inicial, evitando assim exercícios em excesso.

O
melhor caminho é a prevenção. A decisão de praticar uma atividade física regular pode mudar sua vida e uma avaliação inicial, com orientação profissional pode garantir que a mudança de comportamento seja definitiva.

Fonte: http://www.saudeplena.com.br

0 comentários:

Copyright © 2012
V8 ACADEMIA
|Template Para Blogspot.